Rótulos Sleeve e seu diferencial

Rótulos Sleeve e seu diferencial.

3 de dezembro de 2014

Os rótulos termoencolhíveis, também chamados de slee­ves, são rótulos impressos em filmes que têm a pro­prie­da­de de encolher ao serem aquecidos a determinada temperatura. Ini­cial­men­te o slee­ve é aplicado como um invólucro em torno do frasco, moldando-se ao seu formato.

O resultado dessa técnica é um vi­sual mais atraen­te e fun­cio­nal para a peça, que se converte num poderoso di­fe­ren­cial de comunicação e, consequentemente, facilita o processo de venda do produto. Isso o torna indicado para aplicação em embalagens com perfis assimétricos ou si­nuo­sos. Sua aplicação é extremamente eficaz, atraindo a atenção de consumidores e, por consequência, tornando-se alvo de interesse de designers e pu­bli­ci­tá­rios.

Para identificar os rótulos termoencolhíveis basta observar se os mesmos estão aplicados em contato direto com a embalagem, adequando-se perfeitamente ao seu formato. O efeito decorativo pode se dar em 360° ou até com o envolvimento completo da embalagem, podendo servir de lacre para a mesma. Atual­men­te, os substratos mais utilizados para a impressão desses rótulos são os filmes de PVC (cloreto de polivinila) e o PET (po­lie­ti­le­no tereftalato). Após o processo de impressão o rótulo pode ser aplicado em embalagens de diversos tipos de materiais, como vidro, metal, alumínio e plástico.
Além disso, as embalagens termoencolhíveis facilitam o processo de segregação dos re­sí­duos no momento da reciclagem, já que eles são encaixados e moldados ao frasco, facilitando assim a separação entre o filme impresso e o próprio ma­te­rial da embalagem.